A   SUTIL   DIFERENÇA  ENTRE  FILTRAR   E  SE  ENCOLHER


                   Oi,  😊




                Vamos a uma sessão de coaching? Ou seja, de autopercepção? Vamos lá! Você sabe a diferença entre filtrar e se encolher? Por que eu estou fazendo esta pergunta? Porque na jornada pessoal e profissional, tenho me deparado com as mais diversas posturas de conduzir a vida e estas são as manifestações do que as pessoas carregam em suas mentes e dos sentimentos que elas cultivam em seu íntimo. 

                Certo dia, conversando com uma conhecida, ela me disse que não gostava de estar perto de tanta gente, que preferia ficar em casa e dentro da própria casa, ficar quieta. Detalhe, trata-se de uma mãe e esposa. Uma mulher ainda jovem. Aquilo não me pareceu nada benéfíco. Já outra pessoa, disse a mim em uma conversa, que olhou a sua lista de contatos e resolveu fazer uma faxina. Ela excluiu pessoas que estavam ali pelo simples fato de não fazerem sentido. Não havia nenhuma relação sendo cultivada entre ela e essas pessoas. Para que mantê-las ali?  Ela foi objetiva, racional e ao mesmo tempo dizendo a si mesma que era chegado o momento de se abrir para novas amizades e para pessoas que fizessem sentido e estivessem dispostas a cultivar uma relação feliz. 

                Com estes dois exemplos ficou claro o que é filtrar e o que é se encolher?? Agora responda a seguinte pergunta: de 0 a 10 quanto uma pessoa ganha em se encolher diante da vida ?? E de 0 a 10 quanto uma pessoa ganha em filtrar ?? 

                No primeiro caso, a pessoa se sente dona da situação por excluir os outros, colocando-se em torre de marfim. O que ela não sabe é que a sua atitude é de autoexclusão e que acabará por criar uma muralha entre ela e as pessoas ao seu redor. A vida seguirá com ou sem ela. Uma vez que uma pessoa se encolhe, ela fecha a porta para relações que poderiam ser felizes, para o surgimentos de novos amigos, para oportunidades de trabalho, de viajar, de conhecer, enfim, a vida para. 





               No segundo caso, o filtro vem como um autocuidado, partindo de uma reavaliação da vida e das suas prioridades. Trata-se de uma autovalorização e de priorizar a qualidade da vida e de tudo que há nela. Filtrar é saber dizer não, é saber dizer  sim, é saber  impor limites e sim, se for o caso, excluir, deixar de lado de vez, afinal , se as relações pessoais ou profssionais  não estiverem satisfátórias, devem ser transformadas. 


                                                     
     



                       Então, muito cuidado para não confundir se encolher diante da vida  com a sabedoria de filtrar  e se dar o melhor sempre!!


                                                                                Sheyla Marques

                                                                             09/10/20121, sábado


             


Comentários